O acamamento é a prostração das hastes e dos ramos, mais frequentes em plantas altas e flexíveis, favorecida pela incidência de ventos e chuvas intensos. A planta acama por ter predisposição genética e ser submetida a condições favoráveis ao estiolamento, como baixa luminosidade, fotoperíodo longo e fertilidade elevada, especialmente em densidades de semeadura superior à ideal para a cultivar. Existe uma escala tradicional de mensuração do acamamento, que atribui notas variáveis de 1 (plantas totalmente eretas) a 5 (plantas totalmente prostradas).
O acamamento é relevante quando o grau é elevado. Nesse caso, pode aumentar o autossombreamento e o percentual de abortamento de flores e vagens, diminuir o tamanho dos grãos, dificultar o arejamento do dossel e a aplicação de agroquímicos, favorecer a ocorrência de doenças, reduzir a produtividade e aumentar a perda de grãos na colheita. Quando o grau é pequeno, as lavouras são manejadas normalmente, com excelentes resultados.
Dessa forma, produtor, atente-se à quantidade de sementes adequada para a semeadura em sua lavoura, a fim de explorar o máximo potencial de cada cultivar Pampeana!